JUSTIFICATIVA:
Onde quer que formos, estamos sempre fazendo uso
da linguagem oral e nos deparando com a linguagem escrita: em livros,
revistas, jornais, outdoors, e-mails, etc. Somos verdadeiros
escritores e leitores ambulantes. A escola é um ambiente
privilegiado porque garante aos alunos muito contato com esse
universo letrado, mas para ser um bom leitor é preciso estar em
contato com todos os tipos de textos e ter acesso à diversidade de
gêneros textuais que são facilmente encontrados no nosso cotidiano.
Por isso, o trabalho escolar deve ser desenvolvido a partir de uma
infinidade de textos e não só os textos literários encontrados em
livros. Os alunos gostam ou não de ler e escrever a partir das
situações que as leituras ocorrem e das interações daquele que
intermedia os encontros com os textos.
Adotando como ponto de partida a ideia que o
aprendizado da linguagem oral envolve não apenas a fala, mas também
o entendimento, ou seja, ouvir com compreensão, fica claro que a
escola precisa trabalhar as ações de ouvir, falar, escrever e ler
em suas múltiplas possibilidades. O professor deve buscar na prática
pedagógica as situações em que é preciso ouvir, compreender e
interpretar de maneira que incentive a participação dos alunos em
todos esses momentos.
Além disso, é preciso fazer com que as crianças
percebam que existem situações comunicativas em que é preciso
adequar a linguagem e o pensamento ao contexto em que se encontra o
interlocutor. O uso mais formal da fala, por exemplo, tem que ser
trabalhado em situações concretas nas quais o aluno possa
participar e planejar o discurso.
Com o propósito de formar alunos capazes de usar
adequadamente a língua materna em suas modalidades escritas e oral,
e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem, a sequência
didática apresentada a seguir traz sugestões de atividades que
podem ser feitas nas escolas e que têm como primazia um trabalho que
leva a criança a ver a leitura e a escrita como atividades
prazerosas e habituais do cotidiano, levando conta a diversidade dos
gêneros textuais.
OBJETIVO GERAL:
Estimular os alunos à um processo de constante
leitura e escrita, para que estejam sempre atualizados frente aos
desafios e perspectivas do mundo contemporâneo, ajudando-os a se
tornarem leitores e escritores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver táticas e procedimentos de
leitura eficientes para ensinar os alunos;
• Escolher situações didáticas que garantam,
de maneira continuada, a abordagem de gêneros diversos selecionados
em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
• Fazer parte de situações sociais de leitura,
como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
• Oportunizar aos alunos o acervo de inúmeras
obras de variados autores, buscando sempre, aumentar seus
conhecimentos e suas capacidades criativas;
• Estimular o estudante a compreender e utilizar
melhor as normas ortográficas da Língua Portuguesa;
• Identificar as características dos gêneros
estudados;
• Reconhecer a leitura como uma fonte essencial
para produzir textos;
• Produzir e revisar textos em diferentes
gêneros.
1º dia
Objetivos:
* Desenvolver a relação entre palavra e pintura.
* Estimular a apreciação de obras de arte.
* Comparar quadros e perceber conceitos
importantes.
* Conhecer pintores.
* Ouvir e recontar a história, oralmente e em
forma de dramatização.
Incentivo Inicial:
Mostre as figuras dos quadros ao lado e espere os
alunos estabelecerem as relações entre os quadros. Caso passe
despercebida, vá fazendo perguntas que estimulem uma observação
mais detalhada. Depois da discussão, diga os nomes dos quadros.
“Dançarinas” e “Baile em Tehuantepec”. Explore a adequação
dos títulos.
Desenvolvimento:
1º - Leitura pelo professor do texto O Baile
O Baile
A coruja ia dar um baile.
E falou ao galo para ele falar ao pato.
O pato falou ao rato.
O rato falou ao gato.
Todos foram ao baile.
Cada um levou seu par.
Mas a coruja veio com a novidade: não podia
dançar o gato com a gata, o pato com a pata, o galo com a galinha, o
rato com a rata, o sapo com a sapa.
Que confusão!
Dançava o galo coma gata, o gato com a galinha, o
pato com a sapa, o sapo com a pata. Mas ficou o rato com a rata!
E eles começaram a dançar de novo. O rato com a
sapa, o gato com a pata, o pato com a gata, o sapo com a rata. Mas
ficou o galo com a galinha!
Que Confusão!
(Mary França e Eliardo França. O baile. Rio de
Janeiro, Nova Fronteira, 1985.)
2º- Desafie as crianças a estabelecerem outras
possibilidades de pares inclusive com todos os animais trocados.
3º- Divida a classe em dois grupos, formando dois
círculos, um dentro do outro. No circulo de dentro, ficarão dez
crianças, que interpretarão os pares da história. Pra facilitar a
organização, distribua entre elas um crachá com o nome do animal
que representarão. A professora relê a história e as crianças
dramatizam o trecho lido.
Avaliação
Explorando o texto
1- Qual era o único animal que não tinha par?
2- Na hora do Baile aconteceu uma grande confusão.
Que confusão foi essa?
3- Complete os versos com os pares de O Baile.
a) O gato era bem bacana e gostava de namorar mas
escolheu uma __________ que não deixava beijar
b) Muito sofria o _________________ coitado,
enciumado porque a sua patinha tinha um belo rebolado.
c) A rata ficou chateada: pediu ao __________ um
beijo, mas o ___________, esfomeado, só queria comer queijo.
4 - Em sua opinião, O Baile é um bom título
para aa história que você leu? Por quê?
2º dia
Objetivos:
* Construir um texto coletivo, opinando sobre o
fim da história.
* Reconhecer a necessidade e importância social
para confeccionar um convite.
* Reconhecer o gênero textual estudado (convite)
e produzir textos do mesmo gênero.
Incentivo Inicial: Diálogo expositivo sobre os
convidados da coruja que não esperavam ter que dançar com outro
par. Nas festas, muitas vezes acontecem coisas inesperadas.
Desenvolvimento:
1º- Leia com os alunos, o início da história A
festa de aniversário.
A festa de aniversário
Manu estava fazendo aniversário e deu uma festa
para comemorar. A mãe dele fez muitos salgadinhos gostosos e um bolo
enorme. O garoto convidou todos os seus amigos da escola.
No dia da festa, a turma estava se divertindo
muito quando de repente aconteceu um desastre.
Continue a história do aniversário de Manu,
contando o que aconteceu na festa e como tudo terminou.
2º- Ajude a criança a observar que todos os
convites seguem um padrão, você pode levar para sala de aula
convites diversos.
3- Discuta com as crianças a necessidades dos
convites terem apenas as informações básicas (data hora e local).
Leve-as a observar que o segundo modelo não indica o dia da festa.
Avaliação:
1- Você também pode fazer um convite por escrito. Quer ver só?
Escolha um dos modelos de convite abaixo e o complete, convidando
para a festa do seu aniversário alguém de quem você goste Use
apenas o convite que mais agradar você.
1- Você também pode fazer um convite por
escrito. Quer ver só? Escolha um dos modelos de convite abaixo e o
complete, convidando para a festa do seu aniversário alguém de quem
você goste Use apenas o convite que mais agradar você.
3º dia
Incentivo Inicial: Leve para a sala de aula vários
tipos e ritmos de músicas, dentre eles a valsa.
Desenvolvimento: Dialogo sobre o que é a Valsa
Apresentação do poema e o quadro de Renoir. Leitura com as crianças
4º dia
Objetivo:
Conhecer outras formas de textos não verbais. A ampliação
Incentivação
Inicial: Apresentação
da música
eu sei que vou te amar.
Desenvolvimento:
Apresentação
de partituras.
Verifique se há alunos
na classe que estejam aprendendo a tocar algum instrumento.Que
instrumento é esse?
Conte
para a classe que este tipo de texto chama-se partitura. Ressalte a
diferença entre a pauta musical e as linhas do caderno e também a
presença de notas musicais em vez de letras. Explore os tipos de
sinais que aparecem.
1-
Leia a letra da música
Eu sei que vou te amar e responda as questões:
a)
Quem
é o autor da Musica?
b) Qual o trecho da
música que você mais gostou? Por que?
c) Inspire-se na bela
música e tente criar alguns versos.
5º dia
Objetivo:
Analisar a estrutura de bilhetes e recados levando em conta os
principais elementos do processo de comunicação.
Conteúdo:
Gênero
textual bilhetes e recados
Incentivação
Inicial: Uma
caixa de papelão simulando uma caixa de correio. A professora abre a
caixa de correio e lê o seguinte bilhete:
Olá pessoal!
Gostaria de avisar que na
festa que vou realizar ocorrerá uma brincadeira para misturar os
animais.
Abraços.
Coruja
Desenvolvimento:
Discuta com os alunos a
finalidade e as características de um recado e um bilhete.
Proponha a troca de
recados através da caixa de correio que será aberta semanalmente e
encaminhadas aos seus destinatários.
Avaliação:
1-
Releia um trecho texto O
Baile
“Mas
a coruja veio com a novidade: Não pode dançar o gato com a gata, o
pato com a pata, o galo com a galinha, o sapo com a sapa”
Para evitar a confusão
como você escreveria o recado se fosse a coruja?
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