bem vindos ao blog da Cris e da Edyanna

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Projeto: Palavra e Pintura

JUSTIFICATIVA:
Onde quer que formos, estamos sempre fazendo uso da linguagem oral e nos deparando com a linguagem escrita: em livros, revistas, jornais, outdoors, e-mails, etc. Somos verdadeiros escritores e leitores ambulantes. A escola é um ambiente privilegiado porque garante aos alunos muito contato com esse universo letrado, mas para ser um bom leitor é preciso estar em contato com todos os tipos de textos e ter acesso à diversidade de gêneros textuais que são facilmente encontrados no nosso cotidiano. Por isso, o trabalho escolar deve ser desenvolvido a partir de uma infinidade de textos e não só os textos literários encontrados em livros. Os alunos gostam ou não de ler e escrever a partir das situações que as leituras ocorrem e das interações daquele que intermedia os encontros com os textos.
Adotando como ponto de partida a ideia que o aprendizado da linguagem oral envolve não apenas a fala, mas também o entendimento, ou seja, ouvir com compreensão, fica claro que a escola precisa trabalhar as ações de ouvir, falar, escrever e ler em suas múltiplas possibilidades. O professor deve buscar na prática pedagógica as situações em que é preciso ouvir, compreender e interpretar de maneira que incentive a participação dos alunos em todos esses momentos.
Além disso, é preciso fazer com que as crianças percebam que existem situações comunicativas em que é preciso adequar a linguagem e o pensamento ao contexto em que se encontra o interlocutor. O uso mais formal da fala, por exemplo, tem que ser trabalhado em situações concretas nas quais o aluno possa participar e planejar o discurso.
Com o propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escritas e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem, a sequência didática apresentada a seguir traz sugestões de atividades que podem ser feitas nas escolas e que têm como primazia um trabalho que leva a criança a ver a leitura e a escrita como atividades prazerosas e habituais do cotidiano, levando conta a diversidade dos gêneros textuais.
OBJETIVO GERAL:
Estimular os alunos à um processo de constante leitura e escrita, para que estejam sempre atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver táticas e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos;
• Escolher situações didáticas que garantam, de maneira continuada, a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
• Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
• Oportunizar aos alunos o acervo de inúmeras obras de variados autores, buscando sempre, aumentar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
• Estimular o estudante a compreender e utilizar melhor as normas ortográficas da Língua Portuguesa;
• Identificar as características dos gêneros estudados;
• Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;
• Produzir e revisar textos em diferentes gêneros.
1º dia
Objetivos:
* Desenvolver a relação entre palavra e pintura.
* Estimular a apreciação de obras de arte.
* Comparar quadros e perceber conceitos importantes.
* Conhecer pintores.
* Ouvir e recontar a história, oralmente e em forma de dramatização.
Incentivo Inicial:
Mostre as figuras dos quadros ao lado e espere os alunos estabelecerem as relações entre os quadros. Caso passe despercebida, vá fazendo perguntas que estimulem uma observação mais detalhada. Depois da discussão, diga os nomes dos quadros. “Dançarinas” e “Baile em Tehuantepec”. Explore a adequação dos títulos.
Desenvolvimento:
1º - Leitura pelo professor do texto O Baile
O Baile
A coruja ia dar um baile.
E falou ao galo para ele falar ao pato.
O pato falou ao rato.
O rato falou ao gato.
Todos foram ao baile.
Cada um levou seu par.
Mas a coruja veio com a novidade: não podia dançar o gato com a gata, o pato com a pata, o galo com a galinha, o rato com a rata, o sapo com a sapa.
Que confusão!
Dançava o galo coma gata, o gato com a galinha, o pato com a sapa, o sapo com a pata. Mas ficou o rato com a rata!
E eles começaram a dançar de novo. O rato com a sapa, o gato com a pata, o pato com a gata, o sapo com a rata. Mas ficou o galo com a galinha!
Que Confusão!
(Mary França e Eliardo França. O baile. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.)
2º- Desafie as crianças a estabelecerem outras possibilidades de pares inclusive com todos os animais trocados.
3º- Divida a classe em dois grupos, formando dois círculos, um dentro do outro. No circulo de dentro, ficarão dez crianças, que interpretarão os pares da história. Pra facilitar a organização, distribua entre elas um crachá com o nome do animal que representarão. A professora relê a história e as crianças dramatizam o trecho lido.
Avaliação
Explorando o texto
1- Qual era o único animal que não tinha par?
2- Na hora do Baile aconteceu uma grande confusão. Que confusão foi essa?
3- Complete os versos com os pares de O Baile.
a) O gato era bem bacana e gostava de namorar mas escolheu uma __________ que não deixava beijar
b) Muito sofria o _________________ coitado, enciumado porque a sua patinha tinha um belo rebolado.
c) A rata ficou chateada: pediu ao __________ um beijo, mas o ___________, esfomeado, só queria comer queijo.
4 - Em sua opinião, O Baile é um bom título para aa história que você leu? Por quê?
2º dia
Objetivos:
* Construir um texto coletivo, opinando sobre o fim da história.
* Reconhecer a necessidade e importância social para confeccionar um convite.
* Reconhecer o gênero textual estudado (convite) e produzir textos do mesmo gênero.
Incentivo Inicial: Diálogo expositivo sobre os convidados da coruja que não esperavam ter que dançar com outro par. Nas festas, muitas vezes acontecem coisas inesperadas.
Desenvolvimento:
1º- Leia com os alunos, o início da história A festa de aniversário.
A festa de aniversário
Manu estava fazendo aniversário e deu uma festa para comemorar. A mãe dele fez muitos salgadinhos gostosos e um bolo enorme. O garoto convidou todos os seus amigos da escola.
No dia da festa, a turma estava se divertindo muito quando de repente aconteceu um desastre.
Continue a história do aniversário de Manu, contando o que aconteceu na festa e como tudo terminou.
2º- Ajude a criança a observar que todos os convites seguem um padrão, você pode levar para sala de aula convites diversos.
3- Discuta com as crianças a necessidades dos convites terem apenas as informações básicas (data hora e local). Leve-as a observar que o segundo modelo não indica o dia da festa.
Avaliação:
1- Você também pode fazer um convite por escrito. Quer ver só? Escolha um dos modelos de convite abaixo e o complete, convidando para a festa do seu aniversário alguém de quem você goste Use apenas o convite que mais agradar você.

1- Você também pode fazer um convite por escrito. Quer ver só? Escolha um dos modelos de convite abaixo e o complete, convidando para a festa do seu aniversário alguém de quem você goste Use apenas o convite que mais agradar você.
3º dia
Objetivos:Apresentar outros tipos de comunicação.
Incentivo Inicial: Leve para a sala de aula vários tipos e ritmos de músicas, dentre eles a valsa.
Desenvolvimento: Dialogo sobre o que é a Valsa Apresentação do poema e o quadro de Renoir. Leitura com as crianças



4º dia 
Objetivo: Conhecer outras formas de textos não verbais. A ampliação
Incentivação Inicial: Apresentação da música eu sei que vou te amar.

Desenvolvimento: Apresentação de partituras.
Verifique se há alunos na classe que estejam aprendendo a tocar algum instrumento.Que instrumento é esse?
Conte para a classe que este tipo de texto chama-se partitura. Ressalte a diferença entre a pauta musical e as linhas do caderno e também a presença de notas musicais em vez de letras. Explore os tipos de sinais que aparecem.

Avaliação:
1- Leia a letra da música Eu sei que vou te amar e responda as questões:
a) Quem é o autor da Musica?
b) Qual o trecho da música que você mais gostou? Por que?
c) Inspire-se na bela música e tente criar alguns versos.



5º dia
Objetivo: Analisar a estrutura de bilhetes e recados levando em conta os principais elementos do processo de comunicação.
Conteúdo: Gênero textual bilhetes e recados
Incentivação Inicial: Uma caixa de papelão simulando uma caixa de correio. A professora abre a caixa de correio e lê o seguinte bilhete:
Olá pessoal!
Gostaria de avisar que na festa que vou realizar ocorrerá uma brincadeira para misturar os animais.
Abraços.
Coruja
Desenvolvimento:
Discuta com os alunos a finalidade e as características de um recado e um bilhete.
Proponha a troca de recados através da caixa de correio que será aberta semanalmente e encaminhadas aos seus destinatários.

Avaliação:
1- Releia um trecho texto O Baile
Mas a coruja veio com a novidade: Não pode dançar o gato com a gata, o pato com a pata, o galo com a galinha, o sapo com a sapa”

Para evitar a confusão como você escreveria o recado se fosse a coruja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário